Como cuidar da saúde do coração
O coração é o músculo mais importante do corpo. Não à toa, a cada batida, ele fornece alimento e oxigênio a todas as células do seu corpo. Um coração saudável é a chave para um corpo saudável. Mas, para isso, ele necessita de exercícios e cuidados que o mantenham em forma. Caso contrário, a saúde do coração definha e os impactos negativos começam a aparecer.
Saúde do coração em números
O acidente vascular cerebral (AVC) e o infarto voltaram, recentemente, a ser as causas mais comuns de morte no Brasil: desde março deste ano, as patologias cardiovasculares ultrapassaram a COVID-19 no ranking de óbitos por doenças no Brasil, colocando a saúde do coração no topo da lista de preocupações do poder público.
O “cardiômetro”, indicador do número de mortes por problemas de coração, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), registra, até o momento, mais de 270 mil mortes só este ano no país, e os principais causadores do aumento desses números são fatores como o crescente nível de estresse da população, a incidência da obesidade, a má alimentação, o tabagismo, a diabetes etc., ou seja, hábitos e doenças pré-existentes que contribuem para o comprometimento da saúde do coração.
Os 10 mandamentos da saúde do coração
É claro que garantir a saúde do coração não é receita de bola. Mas também é claro que suas chances de ter o amigo do peito funcionando plenamente aumentam e muito com hábitos saudáveis e o devido cuidado com a saúde. Por isso, confira os 10 mandamentos para fugir de problema e manter a saúde cardiovascular em dia:
1. Evite fumar
2. Fuja da obesidade
3. Faça exercícios regularmente
4. Controle a pressão arterial
5. Escolha bem os alimentos
6. Controle o colesterol
7. Reduza o estresse
8. Investigue se é diabético
9. Não abandone o lazer
10. Consulte seu médico regularmente
Mudando um hábito
Se um ou mais desses mandamentos representam uma realidade muito distante da sua, não quer dizer que você não possa tentar. Para isso, comece devagar. Afinal, mudanças repentinas e muito radicais, tendem a não durar muito tempo. Por isso, experimente começar usando sua rotina a seu favor:
Com transporte público
Se você utiliza transporte público, desça um ponto antes e faça o restante do trajeto a pé.
Com veículo próprio
Se você dirige até o trabalho, caminhe por 15 minutos antes de entrar no carro. Você também pode estacionar a um ou dois quarteirões de distância do seu local de trabalho e caminhar.
Com elevador
Quando for utilizar o elevador, desça dois andares antes e use as escadas. Ou então nem o utilize!
Jamais abandone o especialista
Mesmo com todos os cuidados de alimentação, atividade física e hábitos saudáveis no geral, estar em dia com os exames preventivos é indispensável. O famoso check-up faz parte do protocolo para manter a saúde do coração em níveis satisfatórios. Não espere se sentir mal para procurar um médico!
Se a pessoa não tiver histórico familiar de doenças cardíacas ou mesmo algum fator de saúde que indique a necessidade de consultas regulares, o recomendado é realizar um check-up anual com o cardiologista a partir dos 40 anos.
Para mais dicas de saúde e bem-estar, siga LUDICONSULTORIA em suas redes sociais.
Setembro Vermelho
Mês da Saúde do Coração